top of page

Reserva da Biosfera do Cerrado ganha novos limites

Fonte: http://www.edhorizonte.com.br/noticias/reserva-da-biosfera-cerrado/ Ana / Quarta-feira, 19 Setembro 2018 / Publicado em Notícias


A Reserva da Biosfera (RB) do Cerrado ganhou novos limites na última segunda-feira (17). Durante a 11ª Reunião Ordinária da Comissão Brasileira do Programa Homem e Biosfera (Cobramab), foi definido o novo desenho, que conecta o Cerrado com os biomas Caatinga, Mata Atlântica e Pantanal.


O novo território abrange cerca de 74 milhões de hectares e passa a incluir os estados da Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná e São Paulo. Distrito Federal, Goiás, Piauí, Tocantins e Maranhão já compunham a RB.




O Cerrado atinge hoje níveis de desmatamento maiores do que o da Amazônia. Exploração agrícola e a pecuária já fazem com que o bioma tenha grande perda de diversidade biológica. A Reserva da Biosfera do Cerrado pretende implementar o desenvolvimento sustentável na região.


Com a nova demarcação, além de preservar um dos mais ricos biomas do país, também será possível recuperar corredores ecológicos de extrema importância para o desenvolvimento do país. O documento com a nova demarcação do território será enviado à Unesco para avaliação final.


O papel da Reserva da Biosfera


O Brasil possui sete Reservas da Biosfera (RBs). Elas desempenham três funções estratégicas: estimular a conservação ambiental, promover o uso sustentável dos recursos naturais e contribuir para a geração e disseminação de conhecimento técnico, científico, tradicional e cultural. Atualmente, as RBs abrangem cerca de 15% do território brasileiro, o que representa mais da metade da soma das áreas das demais RBs da Rede Mundial.

Com a nova demarcação da Reserva da Biosfera do Cerrado, o Brasil passaria a ter quase 253 milhões de hectares protegidos por este tipo de gestão.


RBs da Mata Alântica e Serra do Espinhaço também ganham atenção


Durante a reunião, também foram aprovados o relatório de Revisão Periódica (2008- 2018) e atualização dos limites e zoneamento da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Fase 7, assim como a expansão da Reserva do Espinhaço Fase 2.


“A constatação desta reunião do Cobramab foi de que as Reservas da Biosfera brasileiras estão fortalecidas. Foram aprovados vários aperfeiçoamentos do sistema e recebemos uma nota de elogio da Unesco apontando que o sistema das RBs está funcionando como eles gostariam. Principalmente, demos a notícia de que as reservas são um elemento central do Programa Conecta, já que as RBs foram concebidas como corredores de biodiversidade agregando fatores agora econômicos e sociais também”, afirma o secretário de Biodiversidade, José Pedro de Oliveira Costa.

7 visualizações0 comentário

Comments


reserva da biosfera do cerrado