top of page
IMPORTÂNCIA DA RBC
PORTFÓLIO4.png

Considerado a savana mais biodiversa do Planeta, o Cerrado é também conhecido como “berço das águas”, porque nele nascem 3 das principais bacias hidrográficas brasileiras: Paraná, São Francisco e Tocantins.

 

A adequada gestão dos solos e dos recursos hídricos do Cerrado e a preservação de suas nascentes são fatores fundamentais para os processos de produção e distribuição de água pelos rios do Brasil. Como o Cerrado está numa região central e alta do continente, ele tem esse efeito que denominamos de guarda-chuva: a água cai aqui e se distribui por grande parte do país e pela América do Sul. Vários rios importantes recebem água do Cerrado.

Das 12 grandes regiões hidrográficas brasileiras, oito recebem contribuição hídrica do Cerrado. A bacia do rio São Francisco deve 94% da vazão em sua foz ao bioma. Há situações em que a participação desse bioma corresponde a mais de 100% do volume total gerado na bacia - é o que ocorre na bacia do Paraguai, que engloba a região do Pantanal, com 136%.

Ou seja, são as águas do Cerrado que viabilizam a existência do Pantanal. Além das bacias do Paraguai e do São Francisco, outras regiões hidrográficas possuem grande parte de sua vazão gerada em área de Cerrado, como a do Parnaíba (106%), a do Tocantins/Araguaia (70%) e a do Paraná (50%).

Importantes usinas hidrelétricas do País recebem água do Cerrado. Setenta por cento das águas que passam nas turbinas de Tucuruí vêm do Cerrado, a metade da água que passa em Itaipu também vem do bioma. No caso da usina hidrelétrica de Sobradinho, que possui um dos maiores reservatórios do mundo, esse valor chega a quase 100%. Além da geração de energia, as águas provenientes do Cerrado também são responsáveis pelo abastecimento de cidades e pela irrigação de terras agrícolas, além do que representam para o turismo e lazer, como o caso do rio Araguaia - um dos principais cursos d'água do Cerrado brasileiro e que possui destinação turística nos quatro estados por ele banhados: Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará.

Mesmo sob intensa pressão, ainda habitam nesta região diversas comunidades tradicionais, tais como quilombolas, indígenas e raizeiros, entre outros, que detém amplo conhecimento sobre o território, seus recursos, sua fauna e sua flora e que vêm, há séculos, conservando e manejando sua rica diversidade biológica e suas paisagens deslumbrantes. Em reconhecimento ao seu imenso valor ambiental, cultural e econômico, foi aprovada, em 1993, a primeira fase da Reserva da Biosfera do Cerrado - RBC, que abrangeu grande parte do DF. As segunda e terceiras fases foram nominadas, respectivamente em 2000 e 2001 e expandiram a RBC para Goiás, Tocantins, Maranhão e Piauí, totalizando aproximadamente 300.000 km2 .

Entretanto, o Cerrado já tem mais da metade de sua área de abrangência fortemente degradada e encontra-se sob intensa pressão para expansão da agricultura e pecuária de larga escala, que representa um dos maiores crescimentos do setor no agronegócio no Brasil, sendo grande responsável pelo PIB do setor produtivo brasileiro, o que reforça a importância de instrumentos como a RBC na valorização do potencial econômico estratégico do Cerrado como grande salvaguarda da manutenção da produção, de maneira que possam ser conservados e protegidos os remanescentes intocados, que são fundamentais para a produção de água, na recuperação das áreas alteradas e corredores ecológicos, no estímulo à pesquisa científica, no fomento do desenvolvimento sustentável com base em atividades econômicas de alto valor sociocultural e ambiental, tais como o turismo ecológico e a agroecologia, e no planejamento de uma expansão urbana compatível com a manutenção dos serviços ecossistêmicos no longo prazo.

São estratégicos para o alcance desses objetivos, o diálogo com os diversos instrumentos de gestão do território e a implementação de uma estratégia de comunicação que dê visibilidade e promova o envolvimento da sociedade na consolidação da RBC

PORTFÓLIO4.png

BAIXAR Relatorio

RBC Completo

Ações desenvolvidas no território da Reserva da Biosfera do Cerrado
GOVERNANÇA INTERNA

Foi constituído o Comitê Distrital da Reserva da Biosfera do Cerrado no Distrito Federal, com sua primeira reunião em novembro do mesmo ano.

2016

Foi constituído o Comitê Estadual da Reserva da Biosfera do Cerrado em Goiás, com sua primeira reunião em outubro do mesmo ano, em que foram instituídos seu regimento interno e suas Câmaras Temáticas. Já em dezembro de 2017, em sua segunda reunião, foram discutidas as ações, projetos e programas a serem instituídos no território da Reserva da Biosfera do Cerrado em Goiás.

Já o Conselho Deliberativo da Reserva da Biosfera do Cerrado foi constituído em 2017, com sua primeira reunião em setembro do mesmo ano, pautando a instituição do regimento interno, discussão sobre mapeamento, plano de atividades e de comunicação. Em novembro do mesmo ano foi realizada a segunda reunião do Conselho, com discussão de ações, projetos e programas a serem instituídos no território da Reserva da Biosfera do Cerrado, e discutido sobre o engajamento voluntário do terceiro setor em ações de comunicação sobre os princípios da RBC.

2017

Em agosto e novembro de 2018, sendo discutido o avanço do mapeamento da Reserva da Biosfera do Cerrado, proposta de plano de comunicação pelo terceiro setor e eleição definitiva da presidência

2018

reserva da biosfera do cerrado

bottom of page