top of page
VIDEOTECA
Vídeo oficina educação socioambiental I Atividades em áreas naturais
08:06

Vídeo oficina educação socioambiental I Atividades em áreas naturais

Rita Mendonça – educadora que se dedica a conduzir processos de aprendizagem com a Natureza por meio de cursos, vivências, atendimentos individuais e workshops para públicos interessados em educação, sustentabilidade, educação ambiental, bem estar, ética e desenvolvimento pessoal. O que são vivências com a natureza? Rita explica a importância de praticá-las, e quais as vantagens para o educador e o aluno, famílias e monitores ambientais. O contato direto e sensível com a natureza fortalece o vínculo com ela e permite que os pensamentos, sentimentos e ações criativas sejam integrados à evolução dos processos vivos. Rita passa pela importância de se aprender pela experiência e ressalta ser tão ou mais importante que aprender pelo conhecimento. Aprender pela experiência inclui o corpo, os sentidos e uma percepção intuitiva e mais ampla do mundo ao redor. É um processo delicado, sensível e que amplia a capacidade de percepção, e se obtém resultados mais profundos e marcantes quando há silêncio, concentração e atenção. O encantamento é um passo fundamental do processo de aprendizagem. Aprender se encantando com o que a experiência proporciona é um aprendizado que se ancora na memória celular das pessoas. Passa pela importância de trabalhos transversais e transdisciplinares, que inclui todas as disciplinas e modifica a relação hierárquica entre educadores e alunos.
Save Cerrado | O que fazemos?
01:53

Save Cerrado | O que fazemos?

O cerrado 🌴 O cerrado é o maior bioma do brasil. É conhecido como o berço das águas. Em parte do volume de água que abastece os principais aquíferos nacionais, vem dele. Se o cerrado acabar nosso estilo de vida mudará drasticamente. O cerrado é um captador de águas. Ele absorve água das chuvas e distribui para três aquíferos subterrâneos e seis grandes bacias hidrográficas, entre elas a bacia do rio São Francisco. As águas do cerrado abastecem casas, empresas e é utilizada na produção de alimentos e na geração de energia. Para se ter uma ideia, nove em cada dez brasileiros só têm energia elétrica, graças às águas vindas desse bioma. Hoje o desmatamento do cerrado já supera o da amazônia. 137 espécies de animais e 132 tipos de plantas nativas desse bioma estão na lista de espécies ameaçadas de extinção. Mas não é só a fauna e a flora que estão ameaçadas. Já está na hora de nos unirmos para preservar aquilo que é nosso. Está na hora de cuidarmos do nosso cerrado. A SaveCerrado é uma organização não governamental que atua exclusivamente na proteção e recuperação do cerrado através de projetos de preservação e educação ambiental. Em uma área privada e de extrema importância para a conservação da biodiversidade do bioma. Na área de proteção ambiental do rio pandeiros reconhecida por entidades internacionais como de extrema importância para a preservação das águas do cerrado. O cerrado precisa de você acesse o site https://www.savecerrado.org/ e saiba como contribuir com o projeto SaveCerrado A SaveCerrado e e o planeta agradecem! - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - ههههه Acompanhe a SaveCerrado ههههه - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - https://www.savecerrado.org/ 🌴 https://evoe.cc/meum2 🙏
LIVROS DIGITAIS
ATIVIDADES EM ÁREAS NATURAIS
2017_Atividades-em-Áreas-Naturais.jpg

ATIVIDADES EM ÁREAS NATURAIS

Destinado a educadores em geral – o que inclui todo adulto que ensina por suas atitudes – este eBook oferece um farto material de reflexões sobre vivências com a natureza, espaços educadores ao ar livre e traz uma série de sugestões de atividades para que o contato direto, sensível e livre com a natureza seja parte do nosso processo de desenvolvimento.

A autora descreve sobre os processos experimentais, o aprendizado sequencial nas vivências com a natureza, espaços educadores, transversalidade em espaços ao ar livre e traz uma série de sugestões de atividades que foram classificadas pelo nível de intimidade que o educador percebe que tem com a natureza, desde bem simples, para quem nunca se deitou em um gramado, até de atividades mais complexas a serem praticadas em bosques e florestas.

Ecofuturo_a-vida-que-a-gente-quer.jpg

ECOFUTURO: A VIDA QUE A GENTE QUER

Para celebrar quase duas décadas de atuação nas áreas de meio ambiente e educação, além de compartilhar conhecimento e as experiências dos projetos realizados, o Instituto Ecofuturo lança o livro “Ecofuturo: a vida que a gente quer”.

A edição especial é impressa em três papéis Suzano – Couché®, Polén® e Reciclato® – e possui recursos interativos de realidade virtual e ampliada, que podem ser acessados por meio do aplicativo do Ecofuturo, disponível na App Store e Google Play.

Faça o download gratuito da versão digital do livro, no link abaixo, e baixe o aplicativo.

meu-ambiente.jpg

MEU

AMBIENTE

O Meu Ambiente, programa de Educação Socioambiental do Instituto Ecofuturo, realizado com escolas públicas da região do Parque das Neblinas, em São Paulo, promove a valorização da natureza como espaço educador.

Por meio de encontros, projetos desenvolvidos em sala de aula e da vivência no ambiente natural, a iniciativa estimula a reflexão sobre a importância de atividades ao ar livre e da conservação da Mata Atlântica e sua biodiversidade, na mesma medida em que valoriza o indivíduo, sejam educadores ou alunos.

Desde 2010, o programa já impactou mais de 4 mil estudantes e 110 educadores, de cerca de 40 escolas de Mogi das Cruzes.

Para conhecer as fases do Meu Ambiente, acesse o pdf abaixo.

Educando-na-Natureza.jpg

EDUCANDO NA

NATUREZA

O Ecofuturo realiza iniciativas voltadas à Educação Ambiental, incluindo o programa Meu Ambiente com escolas públicas do entorno do Parque das Neblinas, em São Paulo, que tem como proposta apresentar a natureza como espaço educador.

Para além das fronteiras do Parque e do nosso programa, queremos inspirar e promover a vivência em ambientes naturais. Acreditamos que o contato direto com a natureza é transformador e que os espaços naturais possuem vocação sensibilizadora e, mais do que isso, educadora.

Vivenciar a natureza contribui para o desenvolvimento físico, mental e emocional, além de promover a valorização das relações. 

Acesse a publicação Educando na Natureza no PDF abaixo e inspire-se com a gente!

reserva da biosfera do cerrado

bottom of page